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Seguro Automóvel
setembro 18, 2015
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O Seguro de Automóvel consiste em dar garantia aos danos causados aos veículos terrestres automotores e aos danos causados aos terceiros envolvidos. Este seguro possui âmbito Nacional e é extensivo aos Países do Mercosul. O custo do Seguro pode variar de acordo com a região de tráfego, características do veículo, perfil do seu motorista e coberturas contratadas.

O Seguro de Automóvel oferece as seguintes coberturas:

• Colisão;
• Incêndio;
• Roubo e Furto;
• Responsabilidade Civil Facultativa (Danos Materiais, Danos Corporais e Danos Morais);
• Acidentes Pessoais de Passageiros;
• Assistência 24 horas.

E podem ser contratadas coberturas extras como:

• Acessórios: Garante a indenização dos prejuízos causados aos acessórios do veículo pelos mesmos riscos previstos na apólice contratada. Entende-se como acessório, original de fábrica ou não, rádio e toca-fitas, Cd players, televisores, etc, desde que fixados em caráter permanente no veículo segurado.

• Carro Reserva: Esta cobertura garante ao Segurado, em caso de primeiro sinistro indenizável e com prejuízos superiores ao valor da franquia especificada na apólice, a locação de um veículo popular, por até 15 dias em caso de sinistro de indenização parcial e por até 30 dias em caso de sinistro de indenização integral.

• Vidros: Garante ao Segurado o reparo ou a substituição dos vidros do veículo segurado, quando ocorrer o dano exclusivamente aos vidros, que deverá ser realizada em oficina credenciada. Quando o reparo do pára-brisa não for possível, haverá cobrança de franquia para a sua substituição, franquia está pré estabelecida pela seguradora, podendo variar de uma para outra.

• Cobertura de Assistência 24 Horas: Tem como objetivo indenizar ao segurado por prejuízos oriundos de assistência ao veículo segurado e a seus ocupantes, em caso de acidente ou pane mecânica e/ou elétrica.

• Danos Morais: Garante ao Segurado o reembolso da indenização por danos morais causados a terceiros, pela qual vier a ser responsável civilmente em sentença judicial transitada em julgado, ou em acordo judicial ou extrajudicial autorizado de modo expresso pela seguradora. Em geral, somente pode ser contratada em conjunto com a cobertura de RCF-V.

• Despesas Extraordinárias: Garante ao segurado, em caso de indenização integral, uma quantia estipulada no contrato de seguro, para o pagamento de despesas extras relativas a documentação do veículo, etc.

• Equipamentos: Garante a indenização dos prejuízos causados aos equipamentos do veículo pelos mesmos riscos previstos na apólice contratada. Entende-se como equipamento, qualquer peça ou aparelho fixado em caráter permanente no veículo segurado, exceto áudio e vídeo.

• Extensão de Perímetro para os Países da América do Sul: Através desta garantia, o Segurado poderá ampliar a área de abrangência do seguro do seu veículo para os países da América do Sul.

• Valor de Novo (aplicável à modalidade de valor de mercado referenciado): Garante ao Segurado, no caso de indenização integral, a indenização referente a Cobertura de Casco pelo Valor de Novo do veículo, nos casos em que o sinistro ocorra dentro do prazo definido na apólice e superior ao prazo mínimo já previsto na norma ( que é de 90 dias), contados da entrega do veículo ao segurado.

Quais são as formas de pagamento?
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário, cartão, cheque-pré ou débito em conta.

O que é franquia?
É o valor com o qual o segurado participa no sinistro de perda parcial do veículo ou de seus acessórios segurados, e está impresso na apólice. O segurado só não contribui com esse valor no caso de perda total do veículo ou sinistros com terceiros.

O que são coberturas?
No contrato do seguro (apólice), o segurado transfere os riscos aos quais ele e seus bens estão expostos.
A cobertura para esses riscos está especificada na apólice.

Nas apólices de automóveis, os riscos mais comuns são:
• Compreensivo – cobertura contra incêndio, roubo, colisão e responsabilidade civil facultativa. Cobre danos sofridos e causados pelo veículo.
• Incêndio/roubo – cobre somente danos causados por incêndio ou roubo do veículo.
• Incêndio/colisão – cobre somente danos causados por incêndio ou colisão do veículo.
• Responsabilidade Civil Facultativa – a Responsabilidade Civil do proprietário ou do motorista (autorizado) está coberta até o limite especificado na apólice e cobre danos causados a terceiros, sejam Danos Corporais/Pessoais ou morais(Desde que a culpa legalmente seja imputada ao condutor habilitado do veiculo segurado).

Lembre-se: você é a pessoa mais indicada para estipular o valor necessário para proteger seu patrimônio e suas responsabilidades contra terceiros.

Por que Responsabilidade Civil?
Responsabilidade Civil é, possivelmente, a cobertura mais importante na contratação do seguro de seu automóvel. É a proteção do seu patrimônio que você precisa ter contra os danos que o seu veículo pode causar a terceiros (Danos Corporais/corporais) ou contra outros bens de terceiros (danos materiais), que você seja legalmente considerado culpado, por meio de acordos previamente aceitos pela seguradora ou que forem transitados em julgado.
A cobertura de danos a terceiros prevê indenização a eventuais Danos Corporais que eu e/ou os demais passageiros do

Veículo segurado possamos sofrer durante um acidente?
Não. A garantia de danos a terceiros cobre os passageiros do veículo, excluindo o próprio motorista, seu cônjuge, seus parentes ou afins. Então, para ter cobertura de acidentes pessoais para todos os ocupantes do seu veículo, incluindo você, será necessário contratar uma cobertura opcional de acidentes pessoais de passageiros (APP). Em algumas seguradoras terceiro é somente aquele que se encontra fora do veículo. Veja as condições gerais de cada Seguradora.
O cd player ou qualquer outro acessório instalado no meu carro estão cobertos pela minha apólice de seguros?
Não, ainda que sejam originais de fábrica. Para que os acessórios sejam segurados, você deve contratar uma garantia opcional, específica para esse tipo de cobertura.

Acabei de assinar o contrato de uma apólice de seguro. A partir de quando meu veículo está segurado?
A partir do momento em que for realizada a vistoria prévia de seu veículo e quando for confirmado o pagamento da primeira parcela do seguro, ou em caso de pagamento à vista do total do prêmio.

O que é bônus?
Bônus é um desconto progressivo para o segurado que reduz o preço do seguro daqueles segurados que não apresentarem nenhum sinistro para indenização durante a vigência da apólice.
Quais são os documentos necessários para a compra de uma apólice?
Se você estiver renovando seu seguro, vai precisar dos dados da apólice anterior. Se estiver comprando pela primeira vez, vai precisar dos dados dos documentos do seu carro. Em caso de carro zero quilometro, é necessário mostrar a Nota Fiscal, não precisando fazer a vistoria até três dias da compra. Em caso de carro zero quilometro importado, é preciso apresentar a Declaração de Importação.

O que é sinistro?
É a ocorrência de prejuízo ou dano (colisão, incêndio, acidente, roubo, etc) em algum bem sobre o qual se fez o seguro, ocorrido de forma involuntária e imprevista, que cause prejuízo ao segurado ou ao terceiro.
Meu carro sofreu sinistro e a vistoria atestou perda total. Nesse caso, tenho que pagar franquia?
Não. Você só deve pagar franquia em caso de perda parcial do veículo segurado.

O que é endosso?
Endosso (ou Aditamento) é o documento emitido pela seguradora comprovando alterações na apólice (substituição do veículo, inclusão de acessórios, aumento da Importância Segurada, cancelamento do seguro, etc.).

Seguradoras Parceiras
• Unibanco Aig Seguros
• Confiança Cia de Seguros
• Liberty Seguros
• Bradesco Seguros
• Marítima Seguros
• Porto Seguro Cia de Seguros
• Hdi Seguros
• Sul América Seguros
• Itaú Seguros
• Generali Seguros
• Allianz Seguros
• Mapfre Seguros
• Azul Seguros

Algumas seguradoras oferecem alguns benefícios para seus segurados como:
• Carro reserva sete dias se o automóvel for levado em oficina credenciada em caso de sinistro;
• Pagamento em até seis vezes sem juros;
• Reparo de para brisas;
• Vistoria a domicílio.

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